A Doença, o Doente e a Cura na visão Médico-Espírita II

20 de Abril de 2015 3 Por JORGE Baldez

                             Para um melhor e mais amplo entendimento da doença, do doente e da cura na visão do Espiritismo é-nos necessário apresentar os elementos essenciais sem os quais a nossa compreensão estaria textualmente prejudicada.
Entretanto, convido você, antes mesmo de conhecer os fatores essenciais, a relembrar da própria história da humanidade quando vivenciamos a era da Filosofia de Descartes, que ao proclamar a divisão entre corpo e mente, provocou significativa alteração no conceito de doença, pois induziu os médicos a raciocinarem somente com o corpo físico, sem dar atenção a quaisquer outros aspectos que pudessem influenciar o ser humano a adoecer.
Desta forma, surgiram dois campos de raciocínio: o primeiro com Rudolf Virchow concluindo que todas as doenças tinham como origem as alterações estruturais no nível da célula; o segundo, conduzido por Louis Pasteur evidenciando a origem microbiana das doenças.
A Doutrina Espírita surge no contexto reducionista do conceito cartesiano para ampliar a visão da natureza humana. Agora, à luz do Espiritismo analisaremos a doença, o doente e a cura, sob uma nova perspectiva, não somente quanto ao pioneirismo microbiano de Pasteur; ou estabelecendo a Biologia Celular como a base da ciência médica, segundo o critério científico de R. Virchow; ou a origem genética — mas, buscando além destas causas; sinalizando outras possibilidades ainda não pesquisada pela ciência, que é a origem espiritual das enfermidades.
Vamos, então, em busca de um novo horizonte, descascando camada por camada da cebola sem as lágrimas do preconceito. Assim, espero e desejo…
O que é o perispírito? — Perispírito(do grego peri, em torno, e do latim spiritus, alma, espírito) é o envoltório sutil e perene da alma, que possibilita sua interação com os meios espiritual e físico. (1)
Esse termo foi empregado pela primeira vez por Kardec, no item 93 de O Livro dos Espíritos. Entretanto, praticamente todas as civilizações do nosso passado histórico nominaram com as mais diversas denominações a esse corpo de energia. Entre as denominações mais conhecidas temos a citada por André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier – psicossoma; e, a designação de corpo espiritual de Paulo de Tarso, em sua primeira epístola aos Coríntios(15:44). Hoje, os estudiosos do assunto dão aos três termos – perispírito, corpo espiritual e psicossoma – o mesmo significado.
Alma e perispírito constituem um todo indissolúvel, conforme esclarece Kardec, alma e perispírito constituem o ser chamado Espírito. A alma é, pois, um ser simples; o Espírito um ser duplo e o homem um ser triplo. (2)
É o perispírito, portanto, que nos propicia condições de receber as influências do espírito e transferi-las para o corpo físico. Da mesma forma as nossas sensações, emoções, alegrias e tristezas, ou seja, todas as experiências vivenciadas na zona física são transferidas, canalizadas para os arcanos do Espírito, através do perispírito.
Desse modo, a zona perispirítica é o campo ideal de adaptações das correntes energéticas que partem do espírito, buscando as células do corpo físico, para alcançar o campo espiritual. E é precisamente esse intercâmbio energético, mediado pelo perispírito, à luz da Doutrina Espírita, que demonstra de modo racional e lógico, que tudo que fazemos, vivenciamos, realizamos, pensamos, falamos na trajetória da vida eterna em sucessivas vivências e na erraticidade, fica registrado em nosso perispírito.
Agora entendemos que, carregamos conosco as nossas boas e más ações; nossas más e boas tendências; as nossas aptidões; tudo de bom ou de mal que praticamos; a nossa saúde e as nossas predisposições para as doenças; assim. também como a capacidade de autocura.
Os estudiosos, os pesquisadores, os cientistas com raras exceções, se dão por satisfeitos com o mundo aparente das formas; ou com o que é visto e medido, estacionando, assim, nas expressões exteriores e ignoram a possibilidade de qualquer sondagem no fator espiritual como a causa profunda das nossas enfermidades.
A Doutrina Espírita nos diz com lógica insofismável, que as nossas doenças só poderão ser verdadeiramente entendidas, quando sondarmos e elucidarmos os fenômenos que dizem respeito ao perispírito.
De fato,  só o estudo das funções do perispírito, do dinamismo que rege seus centros de força, sustentado pela mente, de suas propriedades, de seu papel, enfim, na organização e sustentação da vida física, nas diversas etapas reencarnatórias, pode dilucidar matéria tão complexa como essa, relacionada com as origens profundas dos processos patológicos, e a cura real,(3)
Relembro ao caro leitor(a) que  dois elementos  são essenciais para a compreensão do tema aqui exposto: a mente e o perispírito. Que o fluxo de energia nos centros vitais localizados no perispírito simplesmente refletem o nosso estado mental. Portanto, se somos portadores de bons pensamentos: equilibrados e harmonizados com o bem, a paz, a gentileza, a gratidão, geramos um fluxo de energia, através desses centros vitais do nosso psicossoma que se traduzem em bem-estar e saúde.
Concluindo: mente sadia, limpa, serena, amorosa e pacífica repercute-se harmoniosamente em nosso campo energético perispíritico, produzindo saúde física e mental. Entretanto, casa mental poluída por pensamentos doentios, pessimistas, de sexo em desequilíbrio, inveja, ódio e ressentimentos produzirão fluxo anormal de energia vital nos centros de força e, consequentemente, enfermidade.
O tema, no entanto, é vasto e palpitante. Até o próximo artigo.
Bibliografia:
(1)- Perispírito – Zalmino Zimmermann
(2)- Perispírito – Zalmino Zimmermann
(3) -Perispírito – Zalmino Zimmermann, pag 364.