O Legado de Allan Kardec Parte II

2 de Março de 2024 Não Por JORGE Baldez

   Em seus primeiros dez anos, o espiritismo reuniu ao redor de si pessoas que tinham a intuição dos ensinamentos espíritas. Bastava que essas pessoas entrassem em contato com esses ensinamentos para que os compreendessem e os aceitassem. A primeira colheita realizada pelo espiritismo foi, portanto, imediata e abundante em todos os lugares onde o terreno estava preparado. Contudo, restavam os terrenos sem cultivar, que exigiriam mais trabalhos.¹
No início de 1867, Allan Kardec ressaltou que o espiritismo começaria  a enfrentar um período que estaria caracterizado pela necessidade de chegar às opiniões refratárias. Do mesmo modo que um mineiro que retira sem dificuldade os primeiros estratos de terra macia, o espiritismo havia chegado à rocha, na qual somente poderia penetrar pouco a pouco.²
Tanto o fanatismo religioso como a incredulidade materialista continuavam sendo as duas opositoras ao espiritismo.³
Havia chegado, portanto, o momento de publicar a obra destinada a enfrentar esses grandes desafios: La genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme (A gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo).
A partir de 06 de janeiro de 1868, La genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme encontrava-se à venda. Naquele mesmo mês, Allan Kardec publicou, na Revista Espírita, o sumário dessa obra: Revue Spirite – Journal d’ Études Psychologiques, ano 11, n. 1, janeiro de 1868, p. 31-32.
Como seu título revela, La genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme tem como principal objeto o estudo desses três temas complexos (a gênese, os milagres e as predições), que têm recebido interpretações variadas ao longo da história e que são analisados à luz de suas relações com as leis que derivam da observação dos fenômenos espíritas. Kardec, Allan. La genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme. 4ª ed. Paris: Librairie Internationale, 1868, p. I.
Antes de tratar especificamente desses três temas, a obra define claramente, no primeiro capítulo, afastando toda ideia de misticismo, o papel dos Espíritos e dos encarnados no espiritismo. Kardec, Allan. La genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme. 4ª ed. Paris: Librairie Internationale, 1868, p. II. Esclarece que o que caracteriza a revelação espírita é que sua fonte é divina, sua iniciativa pertence aos Espíritos e sua elaboração é o produto do trabalho do homem. Kardec, Allan. La genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme. 4ª ed. Paris: Librairie Internationale, 1868, p. 9.
O primeiro capítulo discorre também sobre a progressividade, segundo a qual o espiritismo “assimilará sempre todas as doutrinas progressivas, seja qual for a ordem à qual pertençam, desde que tenham alcançado o estado de verdades práticas e abandonado o domínio da utopia[…]. Kardec, Allan. La genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme. 4ª ed. Paris: Librairie Internationale, 1868, p. 38. Em suma, para que o espiritismo assimile essas doutrinas, é necessário que se trate de verdades práticas. Portanto, o espiritismo jamais assimilará teorias cuja veracidade não tenha sido comprovada, tampouco opiniões pessoais, tanto de encarnados como de Espíritos. Além do primeiro capítulo, a Introdução de La genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme contém explicações claras sobre esse o tema:
“Apesar da parte que toca à atividade humana na elaboração dessa doutrina, a iniciativa pertence aos Espíritos, mas essa doutrina não é formada pela opinião pessoal de nenhum deles; ela é , e não pode deixar de ser, a resultante do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. Somente com essa condição ela pode ser chamada a doutrina dos Espíritos. Do contrário, seria apenas a doutrina de um Espírito e somente teria valor de uma opinião pessoal.
Generalidade e concordância no ensino: esse é o caráter essencial da doutrina, a condição mesma de sua existência. Disso resulta que todo princípio que não tenha recebido a consagração do controle da generalidade não pose ser considerado parte integrante dessa doutrina, mas uma simples opinião isolada, cuja responsabilidade o espiritismo não pode assumir.
É essa coletividade concordante da opinião dos Espíritos, passada, ademais, pelo critério da lógica, que faz a força da doutrina espírita e assegura sua perpetuidade. Para que ela mudasse, seria necessário que a universalidade dos Espíritos mudasse de opinião e que eles viessem um dia dizer o contrário do que disseram. […] É também isso que a fará prevalecer sempre sobre os sistemas pessoais, que não têm, como ela, raízes por toda parte.” Kardec, Allan. La genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme. 4ª ed. Paris: Librairie Internationale, p. II e III.
Entre os demais assuntos tratados em La genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme — todos da mais alta importância doutrinária –, destaca-se particularmente o da regeneração da humanidade e do papel decisivo do espiritismo nesse processo, como poderosa alavanca para o progresso intelectual e moral. Esse tema encontra-se magistralmente analisado no capítulo XVIII, que é o fecho, não somente de La genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme, mas do conjunto dos livros espíritas de Allan Kardec, e constitui o clímax do legado doutrinário que o mestre deixou para toda a humanidade, em todos os tempos. Ver o Capitulo 11.
Apesar de que La genèse,… é o último livro publicado por Allan Kardec antes de seu falecimento, de nenhum modo sua elaboração foi apressada; tampouco sua publicação foi prematura ou precipitada. O próprio Allan Kardec deixa isso claro na introdução da obra:
“Os materiais [de La genèse les miracles et les prédictions selon le spiritisme] estavam prontos ou, pelo menos, elaborados desde muito tempo, mas ainda não havia chegado o momento de publicá-los. Era preciso, primeiramente, que as ideias que deviam servir-lhes de base chegassem à maturidade e, além disso, que se levasse em conta a oportunidade das circunstâncias. O espiritismo não tem mistérios nem teorias secretas; tudo nele deve ser dito com clareza, a fim de que todos possam julgá-lo com conhecimento de causa; no entanto, cada coisa deve vir a seu tempo para vir com segurança. Uma solução dada precipitadamente, antes da elucidação completa da questão, seria antes uma causa de atraso do que de avanço. Na questão de que aqui se trata, a importância do assunto impunha-nos o dever de evitar toda precipitação.” Kardec, Allan. La genèse les miracles et les prédictions selon le spiritisme. 4ª ed. Paris: Librairie Internationale, 1868, p. II.
Nesse sentido, Allan Kardec também observa que a maioria das ideias desenvolvidas em La genèse,… já tinha sido apresentada, como esboço, na Revista Espírita – utilizada com frequência por ele como terreno de ensaio destinado a sondar a opinião dos encarnados e dos Espíritos antes de que certos princípios fossem admitidos como partes constitutivas da doutrina espírita. Kardec, Allan. La genèse,… 4ªed. Paris: Librairie Internationale,1868, p. IV.
De fato, na Revista Espírita de janeiro de 1862, Allan Kardec publicou um artigo sobre a interpretação da doutrina dos anjos caídos, Revue Spirite -Journal d’Études Psychologiques, ano 5, n. I, janeiro de 1862, p. 1-12, no qual apresentou essa teoria como hipótese, cuja autoridade não passava de uma opinião pessoal controvertida, já que, naquela ocasião, não havia elementos suficientemente completos para uma afirmação absoluta. Ele havia decidido publicar o artigo na Revista Espírita como ensaio, a fim de provocar o exame do tema, e estava determinado a abandonar essa teoria ou modificá-la se fosse o caso. Submetida à prova do controle universal do ensino dos Espíritos, essa teoria não somente foi acolhida pela grande maioria dos espiritas como a mais racional e a mais adequada à soberana justiça de Deus, mas também foi confirmada pela generalidade das instruções que os Espíritos deram sobre esse tema. Esse também foi o caso da teoria relacionada com a origem da raça adâmica. Kardec, Allan. La genèse,… 4ª ed. Paris: Librairie Internationale, 1868, p. 244. Por haverem sido confirmadas segundo critérios espíritas, essas teorias foram incluídas por Allan Kardec no capítulo XI de La genèse,…Kardec, Allan. La genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme. 4ª ed. Paris: Librairie Internationale, 1868, p. 244-251.
Entre as questões também desenvolvidas anteriormente na Revista Espírita e que, depois de sua confirmação, foram publicadas em La genèse, les miracles et les prédictions selon spiritisme, encontram-se as seguintes:
– “Características da revelação espírita”, no capítulo I Ibid., p. 1-47, que inclui várias partes do artigo “Da revelação”, publicado na Revista Espírita de abril de 1866, ano 9, n.4, p. 97-105;
– “A Providência”, no capítulo II La genèse,… 4ª ed. Paris: Librairie Internationale, 1868, p. 57-64, que contém vários parágrafos do artigo “Deus está em toda parte”, da Revista Espírita de maio de 1866, ano 9, n.5, p. 129-132;
– “A visão de Deus”, no capítulo II La genèse,… 4ª ed. Paris: Librairie Internationale, 1868, p. 64-67, que é a reprodução quase integral do artigo homônimo publicado na Revista Espírita de maio de 1866, ano 9, n. 5, p. 132-134;
– “A destruição dos seres vivos uns pelos outros”, no capítulo III La genèse,… 4ª ed. Paris: Librairie Internationale, 1868, p. 82-86, que coincide, quase completamente com o artigo publicado sobre o tema na Revista Espírita de abril de 1865, ano 8, n. 4, p.97-99;
– “A teoria da presciência”, apresentada no capitulo XVI La genèse,… 4ª ed. Paris: Librairie Internationale, 1868, p. 381-394, que reproduz quase totalmente o texto publicado sobre esse assunto na Revista Espírita de maio de 1864, ano 7, n. 5, p. 129-134;
– “Os sinais dos tempos”, no capítulo XVIII La genèse,… 4ª ed. Paris: Librairie Internationale, 1868, p. 430-448, que é a transcrição literal do artigo “São chegados os tempos”, na Revista Espírita de outubro de 1866, ano 9, n. 10, p. 289-301;
– “A nova geração”, também no capítulo XVIII La genèse,… 4ª ed. Paris: Librairie Internationale, 1868, p. 448-455, que reproduz, em grande parte, o resumo de várias comunicações espirituais publicado na Revista Espírita de outubro de 1866, ano 9, n. 10, p. 302-310.
La genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme é, portanto, o resultado de um longo e profundo processo de observação, comparação, análise, estudo e confirmação.
Como tinha certeza do conteúdo, em conformidade com critérios espíritas, Allan Kardec o publicou em La genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme. Com a mesma certeza, realizou uma tiragem à parte do Capítulo I, que constitui o opúsculo Caractères de la révélation spirite ( Características da revelação espírita) -Revue Spirite – Journal d’Études Psychologiques, ano 11, n.2, fevereiro de 1867, p. 64.
Publicada quase onze anos depois de O Livro dos Espíritos, a obra La genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme beneficiou-se do desenvolvimento tanto teórico como prático da doutrina espírita e é “mais um passo adiante nas consequências e nas aplicações do espiritismo”. Kardec, Allan. La genèse,… 4ª ed. Paris: Librairie Internationale, 1868, p. I.
La genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme constitui, portanto, o ponto culminante das obras de Allan Kardec.
Referências:
1- Revue Spiriye – Journal d’Études Psychologiques, ano 10, n. I, janeiro de 1867, p. 3-4.
2- Revue Spirite – Journal d’Études Psychologiques, ano 10, n. 2, fevereiro de 1868, p. 56.
3- Ibid., p. 4,
4- Demais referências no próprio texto.